Sugestão de uma atividade de pontuação

SCOLA:                                                                                                        DATA:
PROF:                                                                                                             TURMA:
NOME:

Sinais de pontuação
    Os sinais de pontuação servem para mostrar as marcas sonoras em um texto escrito. Sem esses sinais de pontuação não conseguiríamos entender um texto escrito.
A herança
    Um homem rico esta muito doente. Sentindo que sua hora estava chegando, pediu papel e caneta e escreveu:
    “Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres”
    Mas antes de pontuar sua frase ele morreu. Para quem o falecido deixou sua fortuna? Eram quatro concorrentes.
    Nesse mesmo dia todos foram chamados para decidir o impasse.
  • O sobrinho pontuou da seguinte forma:
    “Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.”
  • Já a irmã pontuou assim:
    “Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres”
  • O padeiro fez a pontuação que julgou correta:
    “Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.”
  • E um representante dos pobres, com mais estudo, fez sua versão:
    “Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro”
    Como não entrou-se em acordo o caso foi parar no tribunal. O juiz decidiu que a herança deveria ficar com os pobres.
Texto adaptado de Amaro Ventura e Roberto Augusto Soares Leite. Comunicação/Expressão em língua nacional. São Paulo: Nacional, 1973. 6º ano, p.84.


Interpretação de texto
1)    Qual é o assunto principal do texto?:
a)    (    ) a herança
b)    (    ) a pontuação
c)    (    ) a família

2)    Quantos personagens estão disputando a herança?
a)    (    ) 6
b)    (    ) 4
c)    (    ) 10

3)    Esse texto é ?
d)    (    ) informativo
e)    (    ) descritivo
f)     (    ) narrativo

4)    Qual é o título do texto? Quem é o autor?
5)    Qual é a diferença que as diversas pontuações trouxeram ao texto? 
6)    Os sinais de pontuação são diferentes? Justifique.
7)    Diga como se chama e qual a função dos sinais abaixo.
a)    ? =
b)    ! =
c)    =
d)     =
e)    –  =
f)     , = 
8)    Qual sua opinião sobre a atitude do juíz? Justifique.
9)    Se você fosse o juiz o que faria? Justifique. 
10)     Como você pontuaria esse texto se fosse .
Esse presente é para meu neto não para minha neta também não penso em dá-lo para Renata minha melhor amiga não é para meu filho jamais será dado para minha nora Elisa.
http://www.acessaber.com.br/atividades/atividades-sobre-pontuacao-5o-ano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DITADO INTERATIVO - PLANO DE AULA

SUGESTÃO DE LEITURA COMPARTILHADA