Postagens

Mostrando postagens de maio, 2012
Imagem
Professor: Escolhi esse texto parainiciar o encontro na EE Heloisa Assumpção", localizada em Quitauna, Osasco.  O objetivo dessa leitura além da formação de leitores e oferecer aos professores a possibilidade de  de ajudá-los  na atarefa de promover a utilização  de modo autônoma as estratégias de compreensão leitora. ( Isabel Solé - Estratégias de Leitura - Ed. Artmed) Para tanto, o texto será lido e serão feitas intervenções buscando:  o conhecimento prévio sobre o texto, sobree o autor. estabelecer previsões sobre o texto. promover perguntas sobre o texto. confirmar ou não  as hipóteses.   CASO DE SECRETÁRIA Foi trombudo para o escritório. Era dia de seu aniversário, e a esposa nem sequer o abraçara, não fizera a mínima alusão á data. As crianças também tinham se esquecido. Então era assim que a família o tratava? Ele que vivia para seus, que se arrebentava de trabalhar, não merecer um beijo, uma palavra ao menos! Mas no escritório, havia flores á sua es
Imagem
Fonte:São Paulo(Estado). Animais: mamíferos:jaguatirica. Disponível: http://zoologico.sp.gov.br/mamiferos/jaguatirica . O texto tem por finalidade:           a. discutir a importância do animal.          b. dar informações sobre a jaguatirica.          c. contar história sobre a jaguatirica.          d. orientar como cuidar da jaguatirica.  O itrem avalia se o alunbo consegue identificar o contexto de produção do texto pela análiase do assuto nele desenvolvidas. Para isso, ele precisa reconhecer nos indícios linguísticos do texto a sua função informativa (b). As demais alternativas se excluem, principalmente não se aplicam à maneiora como o assunto é desenvolvido no textoe, pór consequência,nõ correspondem às suas finalidades de produção. O aluno precisa apreender o caráter informativo do texto,  estabelecendo a diferença entre "informar", "contar", "discutir" e "orientar". ____________________________________________
Imagem
Parabéns a todas as mães A difícil e maravilhosa arte de ser mãe